relevant to orgasm, absence of African mango diet pills african mango
mai 24

O Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico, sendo eixo central dos debates a relação entre Hipertexto e Educação. Com o tema Aprendizagem móvel dentro e fora da escola o evento é dirigido a professores, alunos e pesquisadores. Além de conferências, mesas-redondas e as sessões de comunicação e pôsteres digitais, também estão programadas atividades multiculturais e lançamentos de livros.

Esta quinta edição do evento vai acontecer simultaneamente ao 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano no Centro de Convenções da UFPE.

O público interessado poderá participar do Simpósio Hipertexto como apresentador de trabalho ou como ouvinte. As inscrições para ambas as categorias já estão abertas e podem ser realizadas através do site do evento no endereço eletrônico www.simposiohipertexto.com.br.

Promovido pelo Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e pelo Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE), o Simpósio Hipertexto é realizado através de parceria entre a Pós-Graduação em Letras e a Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade.

mai 03

Cartaz.indd

abr 01

Interessados em se candidatar a bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha nas áreas de desenvolvimento sustentável já podem acessar o roteiro de inscrição e a lista de cursos no site do DAAD (www.daad.org.br > bolsas > pós-graduação). As inscrições devem ser encaminhadas, preferencialmente, para as universidades, seguindo o cronograma do curso escolhido. Para aqueles que preferirem enviar a documentação ao DAAD, o prazo é 31 de julho de 2013.

O programa, anteriormente chamado de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento, destina-se a jovens graduados que tenham dois anos de experiência profissional. Importante ressaltar que os cursos não são voltados a recém-formados.

Nesta edição, são oferecidos 36 cursos com a titulação Master em diferentes áreas. Há também três opções de doutorado: Development Research, na Universidade de Bonn, Agricultural Economics and Related Sciences, na Universidade de Giessen/Hohenheim, e Mathematics in Industries and Commerce, na TU Kaiserslautern.

O programa, mantido com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão (BMZ), é divulgado em nível mundial e oferece anualmente cerca de 290 bolsas de estudo distribuídas para candidatos procedentes de mais de 70 países da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.

Confira o roteiro de inscrição, a lista de cursos contemplados com bolsas e outras informações sobre o programa no site www.daad.org.br.

dez 15

Projeto Transdisciplinar sobre temática “BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS: NUMA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA INFÂNCIA”.

Quando: Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2012, das 14 às 21 horas;

Onde: Na Praça da República, no centro da cidade de Valença/BA;

Público Alvo: Crianças e adolescente da comunidade.

Objetivo: Com o objetivo de apresentar resultados de estudos realizados em sala, dos componentes curriculares do semestre em curso serão realizadas atividades de exposição e participação com a comunidade valenciana sobre a temática “BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS: NUMA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA INFÂNCIA”; sob orientação desta docente juntamente com os estudantes de Pedagogia das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino da História, Infância e Educação Infantil, Arte e Educação e Artes e Educação. Um resgate da história das brincadeiras e brinquedos infantis contados, pelos nossos pais e avós, comparando com as atuais brincadeiras e seus desdobramentos na formação do sujeito.

Professora-Orientadora: Lílian de Souza Santos Ruas

Mais informações: lsruas@uneb.br

out 03

programacao_seminario_final

Como parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades, acontece, dos dias 15 a 19 de outubro, das 17h00 às 18h30, no auditório do PAF V da UFBA, em Ondina, o II Seminário Cultura e Subalternidades.

O evento, coordenado pelos Professores Marinyze Prates, Maurício Matos e Denise Carrascosa, tem como objetivo promover a reflexão interdisciplinar acerca dos significados e dos valores postos em circulação na produção cultural brasileira, privilegiando-os como lugares de observação dos diferentes processos de construção das relações de poder na contemporaneidade.

Em funcionamento desde 2010, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades é filiado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Mílton Santos (IHAC), ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura).

O evento contará com apresentações de trabalhos e duas conferências, de abertura e encerramento, a serem proferidas respectivamente pela Profa. Dra. Eneida Leal Cunha (PUC-RJ/UFBA) e pelo Dr. Phil. Vinícius Mariano de Carvalho (Universidade de Aahus-Dinamarca).

Serão conferidos certificados aos participantes e as inscrições, gratuitas, serão realizadas nos dias e horários do evento. Clique no link abaixo para conhecer o site do grupo e ver a programação do evento.

www.gpsubalternidades.ufba.br

Texto: Comissão de organização

jun 08

O texto de hoje foi escrito por Sayara Brito, estudante de Letras de Xique -Xique durante o Seminário Interdisciplinar de Pesquisa do Campus XXIV. “Cabelo bom. Cabelo ruim: a construção da identidade afrodescendente na sala de aula” propõe uma reflexão sobre o papel das instituições de ensino na construção de estereótipos e preconceitos, tendo como enfoque principal a estética, trazendo como problemáticas as representações e as percepções sobre o cabelo crespo, construídas dentro e fora dos estabelecimentos educacionais.
Leia um trecho do texto:

“É importante evidenciar que esses estereótipos internalizados são transmitidos para as crianças e as mesmas crescem com uma opinião formada irrefletida sobre a cultura e a dominação branca. Construir a identidade negra, numa sociedade que ensina desde cedo que, para ser aceito, tem que negar a si mesmo, é um desafio enfrentado pelos negros no meio social, no enquadramento dos conceitos que abrajam a moda, a música, a religião; fatores esses que são determinantes em alguns casos na aceitação do negro no espaço em que se encontra, sendo levados a esquecer de si mesmos. O paradoxo dessa situação é que a maior desvalorização não está em relação à cor, que deixa de estar em primeiro plano, mas na estética, por exemplo, ao biótipo do cabelo e sua valorização da identidade…”

Para ler o artigo na íntegra clique aqui!

E você? O que pensa sobre essa tema?
Você também pode enviar artigos, monografias, teses e trabalhos acadêmicos pra gente! O e-mail é blog@uneb.br.

jul 08

O essencial é invisível aos olhos? Uma reflexão compartilhada sobre a dança na escola

“Por padecer de um processo de descaracterização enquanto arte, disputando espaço com disciplinas tidas como “mais sérias e importantes” nos currículos e grades escolares, marcada pela ausência de profissionais qualificados em dança, ministradas, muitas vezes, por professores, que, na sua grande maioria, não têm experiência, a dança acaba por protagonizar um tipo de invisibilidade na realidade escolar”. Assim Patrícia Dias inicia a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Graduada em Pedagogia em 2008 pela UNEB Patrícia Dias discute em sua produção o espaço da arte, especificamente da dança, e do corpo nos processos educativos. Dando visibilidade a uma questão ainda hoje pouco discutida em âmbito acadêmico e, sobretudo, quando discutimos educação, a educadora propõe reflexões sobre a contribuição da dança no ambiente escolar e como se orientam os discursos imagético, textual e oral sobre o assunto. Por que priorizar o ensino de determinadas ciências em detrimento de outras? Por que os currículos escolares contemplam a disciplina e não o conhecimento e o movimento corpóreo? Por que atribuir à arte um espaço de recreação em detrimento de um espaço de criação? Inquietações que se não explicitas permeiam a discussão e que tornam o tema interessante.

Por Janine Falcão

Para ver o TCC de Patrícia na integra clique aqui!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

“Tenho sempre em vista a necessidade de a arte não ser utilizada apenas como acessório”

jun 16

gilson

Gilson Dultra, arquivo pessoal

A seção Trabalhos de hoje traz para reflexão um tema muito polêmico e em voga atualmente:  o aborto. GILSON DULTRA, formado em Relações Públicas pela UCSal e membro do NURP, propôs esta reflexão através de um texto opinativo, onde expressa com clareza sua posição sobre a questão no Brasil.

Aborto, por Gilson Dultra

A ideia do aborto em si não é a solução ideal ou mais humana para solucionar uma gravidez indesejada ou um possível parto de alto risco. Porém, no Brasil, as mães são cada vez mais meninas, sem nenhum tipo de planejamento, e que não estão sequer preparadas física, psíquica e materialmente para conceber e formar um novo ser.

O crescente número de gravidez na adolescência não deveria ser justificativa para adoção legal do aborto. Mas Continue reading »

jun 03

Guilherme Maia

Este é o Professor Doutor Guilherme Maia de Jesus, graduado em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é pesquisador colaborador do Laboratório de Análise Fílmica (FACOM-UFBA), professor do Centro Universitário Jorge Amado e da Faculdade de Tecnologia e Ciências. (Texto retirado do Currículo Lattes)

Hoje, na seção “trabalhos, trabalhos, trabalhos” o blog da Uneb vai disponibilizar sua tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

Para despertar sua curiosidade:

RESUMO: Neste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do cinema sonoro,de 1929, e em um artigo escrito pelo compositor francês Maurice Jaubert, em 1937.

Para ler na íntegra, clique aqui.

E a partir de agora (hoje, excepcionalmente) você pode conferir a seção “trabalhos, trabalhos, trabalhos” toda TERÇA-FEIRA.

mai 26

Foto de arquivo pessoal

Foto de arquivo pessoal

Esse é Roney Santos, formado em Relações Públicas pela UNEB no ano de 2008, e primeiro ‘parceiro’ a colaborar com esta seção, postando seu trabalho de monografia, orientado pela professora Maria do Socorro Carvalho.

Trata-se de um estudo sistematizado do circuito de exibição de filmes nas salas de cinema de Salvador. Apresentando as principais características e manifestações dos circuitos no tocante às estruturas dos cinemas, oferta e perfis dos filmes exibidos, avaliando as peculiaridades existentes entre esses espaços e como influem na formação do mercado de exibição cinematográfico da cidade.

Palavras-chave: Salvador- salas de cinema; circuitos de cinema - salvador; distribuição e exibição de filmes.

Para ler a monografia na íntegra, clique aqui.

Seja nosso parceiro também, envie seus artigos, monografias, teses e trabalhos acadêmicos para o nosso e-mail blog@uneb.br.

Para falar com Roney
e-mail: roneybra@hotmail.com
cel: (71) 9233-4523