relevant to orgasm, absence of African mango diet pills african mango
ago 17

Imagem: Arquivo Google

Como combinamos hoje é a vez da professora Lynn Alves (http://www.lynn.pro.br/) discorrer sobre educação e blogues. Que professor é esse que circula pelos ambientes virtuais? E quais os diferenciais dos blogues na educação?

Na perspectiva da professora Lynn os blogues permitem reflexões sobre aspectos mais subjetivos, têm um aspecto mais colaborativo: “O blog cria um canal diferenciado no cenário pedagógico na medida em que permite aos professores e alunos registrarem reflexões em torno dos aspectos subjetivos que interferem no processo de ensinar e aprender. Assim, os blogueiros podem compartilhar suas dificuldades, medos, ansiedades, conquistas, vitórias presentes na “dor e delícia de aprender”.
Outros aspectos que podem ser evidenciados nos blogues envolvem o exercício contínuo da escrita. Uma escrita diferenciada que pode assumir a configuração de grande hipertexto, repleto de intertextualidades, favorecendo a emergência de uma inteligência coletiva que emerge e se constrói cotidianamente na web. Desta forma, os aspectos sociais, culturais, afetivos e cognitivos dentre outros trilham caminhos compartilhados, onde cada um que posta um novo texto, atua na zona de desenvolvimento proximal do outro, potencializando a perspectiva vigotskiana”.
Para utilizar toda essa potencialidade dos blogues, tornar essa dinâmica possível é importante, segundo a professora, desejar conhecer, desejar o novo e, ter disponibilidade para agir de forma participativa e autônoma. “Creio que basta ter o desejo de desvendar um novo universo, que exige dos interatores a disponibilidade para ler, escrever, pesquisar, refletir sobre a temática discutida no blog, exercitando sua autonomia, tornando-se ator e autor do processo de construção coletiva, autorizando-se a dizer o pensa.”
Então, enquanto Forasteiros, estrangeiros, imigrantes de uma nova terra, convido aos professores a:
Apreender uma nova língua, uma nova pátria
Imergir: desvendar o universo digital
Distanciar: construir leituras críticas
Apropriar: para aproximar
Boas interações para vocês.