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nov 25

A Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) inaugura um processo de reforma interna motivado pela necessidade de aprimoramento de suas ferramentas de gestão, representação social e organização política.

Para legitimar tal empreendimento, reforçamos a fundamental importância da participação dos associados, uma vez que a plena participação dos mesmos acarretará na edificação dos novos rumos e diretrizes políticas e institucionais da ABCV.

A ABCV conta em seus quadros com 185 sócios, devidamente registrados, ao qual convocamos para uma ação de recadastramento, estabelecendo assim um senso qualitativo de seu quadro ativo com o objetivo de dimensionar e real extensão e capilaridade da entidade.

Em Assembléia Geral realizada no dia 11 de setembro de 2011, acerca das eleições da ABCV, ficou determinado uma nova convocação com a mesma finalidade para o dia 09 de novembro de 2011, em função da ausência de candidatos para gerenciar a entidade no biênio 2011/2013.

Devido a persistência da situação até a data prevista para nova eleição, a Diretoria em exercício faz convocar o corpo associado, por adiamento, para a Assembléia Geral das Eleições da ABCV, neste sábado, dia 26 de novembro de 2011, às 10h, no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), situado na Av. Sete de Setembro, nº 1.809, Corredor da Vitória, em Salvador, propondo a seguinte pauta:

a) apresentação de convidados;
b) instalação da mesa de coordenação do processo eleitoral;
c) apresentação da (s) chapa (s)concorrente (s);
d) votação: escrutínio secreto em caso de mais de uma chapa com apuração posterior dos votos ou por aclamação em caso de chapa única;
e) posse da nova diretoria e conselho fiscal para o biênio 2011/2013; e
f) revisão, votação e reforma do estatuto ABCV.

Para prévio conhecimento do Estatuto da ABCV e para maiores informações, acesse www.abcvbahia.com.br.

Diretoria da ABCV

nov 24

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Este final de semana tem carnaval com marchinhas! A proposta da banda Bailinho de Quinta é trazer de volta a alegria dos velhos carnavais. A banda, busca congregar e trazer para todos, alguns dos momentos memoráveis da história musical do carnaval de marchinhas. E quando o baile começa, trombone, sax, trompete, baixo, bateria, guitarra e os cantores fazem ecoar Mamãe Eu Quero, Balancê, Bandeira Branca, A Banda, A Filha Da Chiquita, e assim Carmem Miranda, Almirante e os compositores Eduardo Souto, Freire Junior, Sinhô, Moraes Moreira, Chico Buarque, Caetano Veloso e muitos outros são evocados para participar da folia. O Bailinho de Quinta é o resultado de uma pesquisa histórica de canções e de um laboratório sonoro, tudo feito, é claro, para que se possa experienciar aquela saudosa alegria catártica. Este Bailinho vai dar o ar de sua graça sábado, no Portela Café, Rua Itabuna – Rio Vermelho. Para mais informações, acesse http://www.facebook.com/portelacafe?sk=info. Tá esperando o que para curtir o melhor baile de carnaval no estilo dos anos 40?

Por Luâine Almeida, Relações Públicas da Ascom/UNEB

Para ler a TR na íntegra, clique aqui!

nov 23

Atendendo a pedidos de estudantes a produção do 2º Festival de Cinema Universitário da Bahia resolve prorrogar as inscrições até 19 de dezembro.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível na página http://www.unijorge.edu.br/festivaluniversitario/inscricoes.html, e enviar seus vídeos de até 20 minutos, via SEDEX, para: 2º Festival de Cinema Universitário da Bahia Multi Planejamento Cultural CAIXA POSTAL: 2889 CEP: 40080-970. Salvador – Bahia. Podem participar, universitários brasileiros ou estrangeiros, que residam no Brasil há no mínimo 3 anos.

Atrações do Festival
Entre as participações confirmadas está o cineasta baiano Sérgio Machado, diretor de importantes filmes brasileiros, como Cidade Baixa (2005) e Quincas Berro D’Água (2010). Alguns curtas-metragens produzidos por ele durante a época da faculdade serão exibidos numa mostra especial em sua homenagem. Sérgio participará também de bate-papos com os jovens presentes ao evento.

Seleção dos curtas-metragens
O júri do evento selecionará os 10 melhores curtas-metragens para a mostra competitiva e seus representantes irão a Salvador com todas as despesas pagas pela organização do Festival. Leiam-se “despesas pagas” as passagens aéreas, hospedagem e traslado na capital baiana. Serão disponibilizadas ainda oficinas gratuitas de audiovisual para os finalistas e para o público em geral.

O 2º Festival Universitário da Bahia, que acontece de 15 a 18 de março de 2012, nas instalações das Faculdades Jorge Amado, está aberto a estudantes de todo país e promete transformar Salvador na capital nacional do cinema, neste período.

Programa Vivo Arte.Mov - O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.

São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.

Para mais informações, acesse: http://www.unijorge.edu.br/festivaluniversitario/inscricoes.html

nov 21

Revelar os talentos da fotografia que estão dentro da comunidade universitária é o objetivo do Fototalentos 2012. Fruto de um projeto da Fundação Banco Santander, com a parceria da Universia, maior rede Ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, o concurso está com as inscrições abertas até o dia 26 de janeiro do próximo ano.

Na quinta edição, o Fototalentos premiará o primeiro colocado com 3.000 euros e segundo, terceiro e quarto colocados com 1.500 euros cada. Podem participar alunos, professores, pesquisadores e funcionários das universidades latino-americanas, com talento e criatividade fotográfica.

As fotografias devem se encaixar em uma das seguintes categorias: cultura, denúncia, pessoas e paisagens, sendo possível inscrever até duas fotos por tema. Para esta edição, as imagens também serão postadas no Facebook e o concorrente que tiver o retrato mais votado na rede social ganhará uma câmera fotográfica. No último concurso, a página do Fototalentos recebeu mais de 11 milhões de visitas de quase todo mundo para conhecer o trabalho de cerca de 16 mil concorrentes. Ao todo, foram inscritas 33.153 fotos.

O critério para a escolha das melhores imagens do Fototalentos 2012 será a votação dos internautas pela página www.fototalentos.com até o dia 31 de janeiro de 2012. A partir das 100 imagens mais votadas, um jurado nomeado pela Fundação Santander selecionará as finalistas.

nov 17

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O cinema, considerado a 7º arte não é só uma ferramenta de entretenimento, ele contribui consideravelmente para o desenvolvimento crítico, educacional e cultural. Esta semana de 17 a 24 de novembro, a cidade está sediando o 7º Festival Internacional de Cinema. O Festival que tem como tema De Olho no Mundo, é uma homenagem ao crítico e criador da Mostra Internacional de Cinema, Leon Cakoff. O evento reúne trinta filmes em cinco mostras que podem ser vistas nas Salas de Arte do Cinema da UFBA (Vale do Canela), Cinema do Museu (Corredor da Vitória) e no Cine XIV (Pelourinho). A programação pode ser conferida diariamente às 18h. Mais informações no site http://www.saladearte.art.br.

Por Luâine Almeida, Relações Públicas da Ascom/UNEB.

Para ler a TR na íntegra, clique aqui!

nov 16

Depois da última edição do Futurama na Praça das Artes, o som continua rolando com A FESTA AFROBEAT no Sankofa African Bar (Ladeira de São Miguel, n. 7 - Pelourinho), dia 19/11/2011 às 23h. No comando das Pick Ups, DJ Sankofa, DJ Mangaio e convidados tocarão muito afrobeat, em mais uma homenagem ao músico e ativista político Fela Kuti. Os ingressos custam R$ 10 e serão vendidos no local.

Mais informações:
@ProjetoAfrobeat
http://www.sankofabrasil.com/bar.html
http://www.maquinarioproducoes.com.br/futurama/

nov 16

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe, até 25 de novembro, as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2011, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2010, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. O prêmio é realizado em parceria com a Fundação Conrado Wessel e o Instituto Paulo Gontijo.

A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio deve ser feira nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação é responsável pela inscrição da tese, exclusivamente pelo site da Capes.

Premiação

As teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação no âmbito do Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Está prevista a concessão de um prêmio adicional no valor de R$ 15 mil, pelo Instituto Paulo Gontijo, para os autores das teses vencedoras nas áreas de “Astronomia/Física” e de “Matemática/Probabilidade e Estatística” e em “Química”.

As teses vencedoras do Grande Prêmio receberão também certificado de premiação no âmbito do Grande Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Grande Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

O vencedor do Grande Prêmio deverá optar pela bolsa oferecida no Prêmio ou no Grande Prêmio, assim como seu orientador deverá optar pelo auxílio equivalente a uma participação em congresso oferecida pelo Prêmio ou pelo Grande Prêmio, não sendo acumuláveis os benefícios previstos.

Mais informações no edital ou pelo e-mail premiocapes@capes.gov.br.

nov 10

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, está com inscrições abertas, até o dia 14, para a seleção de estagiários que vão atuar em dois projetos da ITCP.

Os alunos selecionados terão a oportunidade de atuar em ações que englobam a atuação social em comunidades carentes, incubação de cooperativas, viagens a localidades do interior do estado, entre outras atividades.

Para o projeto Ampliando ações e consolidando parcerias, estão sendo oferecidas quatro vagas voltadas a estudantes dos cursos de letras, comunicação social, psicologia e desenho industrial do Campus I da universidade, em Salvador.

Os discentes devem estar cursando a partir do segundo semestre. Os selecionados receberão bolsa- auxílio mensal de R$380, conforme especificado no edital do certame. Para atuar no projeto Gestão participativa da pesca artesanal na região de Xique-Xique, também estão sendo disponibilizadas outras quatro vagas. O valor da bolsa é de R$400.

Essas bolsas são destinadas a graduandos da UNEB, a partir do terceiro semestre, dos cursos da área de ciências humanas (uma bolsa) e de desenho industrial do Campus I (uma); e do curso de letras do Campus XXIV, em Xique-Xique (duas), conforme detalhado em edital.

As inscrições devem ser realizadas na sede da incubadora, localizada no Campus I da UNEB, das 9h às 17h. Os candidatos do Campus XXIV podem se inscrever no colegiado do curso de letras da unidade. Para se inscrever o estudante deve apresentar ficha de inscrição e cópia do comprovante de matrícula e do currículo.

O processo de seleção compreende duas etapas: análise dos currículos e entrevistas. O resultado final será divulgado no dia 30 de novembro.

O estágio tem carga horária de 20 horas semanais e contrato de 12 meses de duração, com possível prorrogação por mais seis meses.

Os projeto da ITCP têm apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do governo federal.

Informações: ITCP – tel. (71) 3117-2320.

As fichas de inscrição estão disponíveis no Portal UNEB.

nov 08

Fomentar o relacionamento entre os pesquisadores e as empresas que estão em busca de inovações tecnológicas é o objetivo do portal Innoversia. Criado pela Universia, maior rede Ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, a ferramenta viabiliza um modelo de negócio que tornou-se sinônimo de inovação em países como os Estados Unidos pelo valor gerado pela conexão direta entre universidade e empresa.

Trata-se de um portal de inovação criado para atender a Ibero-América. Nele, a empresa que apresenta uma demanda tecnológica ou de inovação busca novas soluções ao dialogar diretamente com pesquisadores das universidades, cientistas e inventores que tenham desenvolvimentos próprios. O cadastro no portal é gratuito tanto para as empresas quanto para os criadores de inovações. Além disso, o espaço é aberto a qualquer profissional que tenha um projeto sério e queira mostrá-lo para avaliação de instituições privadas.

Por meio do sistema Innoversia, os pesquisadores ou inventores disponibilizam suas propostas às demandas para análise das companhias que, a partir daí, selecionam a mais adequada a seu interesse. O autor da solução escolhida é contatado para negociar com a empresa os moldes de realização do projeto e a remuneração. Para respaldar as partes envolvidas, o Innoversia tem como parceira a chilena Neos, uma das consultorias mais respeitadas na área de gestão da inovação e proteção da propriedade intelectual.

Mais informações: Innoversia

nov 07

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB divulga os servidores de atitude que foram indicados pelos colegas dos vários campi da universidade.

A iniciativa faz parte da campanha Servidor de Atitude − que integra o projeto Um Mundo Possível Começa com Você −, realizada pelo Núcleo de Relações Públicas (NuRP) da assessoria, em homenagem ao Dia do Servidor Público (comemorado em 28 de outubro), com o objetivo de destacar servidores (docentes e técnicos administrativos) que se dedicam a aprimorar o trabalho e o relacionamento interpessoal na universidade.

A campanha recebeu fotos e depoimentos de 19 servidores (veja abaixo em ordem alfabética), encaminhados por estudantes, professores e técnicos administrativos.

Confira aqui os nossos Servidores de Atitude!