relevant to orgasm, absence of African mango diet pills african mango
mai 29

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) convidam para a palestra Contribuições e desafios da geofísica na exploração de petróleo da Bacia do Recôncavo, que será proferida pelo Professor Milton José Porsani (UFBA).

Na ocasião, será apresentado um resumo das principais contribuições e desafios da geofísica aplicada à exploração do petróleo, envolvendo a pesquisa e a formação de recursos humanos, conduzidas no âmbito do Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia da UFBA. Além disso, serão apresentados resultados obtidos com os novos métodos geofísicos de exploração e de processamento de dados sísmicos, desenvolvidos por pesquisadores do CPGG/UFBA e do INCT-GP, ilustrando suas potenciais aplicações na exploração de petróleo na Bacia do Recôncavo.

Data: 30 de Maio de 2014.

Horário: 09 h.

Local: FAPESB, Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro, Federação, Salvador, Bahia (ao lado da Igreja de São Lázaro).

mai 29

figura1

mai 26

cartazestagiovendassalvador

mai 23

A UNEB está convocando para matrícula os candidatos aprovados, em primeira chamada, no Vestibular 2014, com entrada no segundo semestre letivo, nos campi da capital e do interior do estado.

Todos os aprovados devem realizar a matrícula — exclusivamente nos dias 26 e 27 de maio
— na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

A Gerência de Seleção Discente (Gesedi) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade informa que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração e que o não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga.

Acesse aqui lista de candidatos convocados

Informações: tel. 0800 071 3000 e www.vestibular.uneb.br.

mai 23

Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH)do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, vai abrir inscrições, entre os dias 26 e 28 de maio, para a seleção de mestrado na categoria de aluno especial.

Os interessados devem se inscrever na secretaria da PPGEcoH, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição custa R$ 70.

No ato da inscrição os candidatos devem apresentar ficha, disponível no site www.uneb.br/ppgecoh, comprovante de pagamento da taxa e documentos exigidos no edital da seleção. Há também a opção de enviar os documentos autenticados pelos Correios (via Sedex).

Estão sendo oferecidas cinco vagas para as disciplinas teorias da ecologia humana e teorias da gestão socioambiental, que serão ministradas nos meses de junho e julho de 2014.

O processo seletivo consta de análise do currículo, da justificativa e da documentação apresentada pelo candidato. Outras formas de avaliação poderão ser utilizadas na seleção, a critério da coordenação do mestrado.

Os resultados serão divulgados no dia 30 de maio no site e mural da Secretaria do PPGEcoH.

Informações: PPGEcoH/Campus VIII: (75) 3281-7364.

mai 22

A Equipe de Acompanhamento do Censo Inep/UNEB 2013, coordenada pela Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI),  se reuniu durante a tarde de ontem (20), no Campus I da Universidade, em Salvador, para apresentação de resultados e registro do cumprimento da  etapa de importação das informações para o sistema online do Censo Universitário realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Durante o encontro, a iniciativa multisetorial coordenada pela SEAVI foi parabenizada pelo Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho. “Hoje podemos dizer com tranquilidade e segurança que temos os dados da Universidade coletados com metodologia e consistência. A partir deste trabalho, vamos planejar e executar melhor as ações da nossa Instituição”, celebrou o Reitor.

A Universidade – De acordo com informações apresentadas pela Equipe de Acompanhamento do Censo Inep/UNEB 2013, a Universidade possui atualmente 338 opções curriculares ativas entre cursos regulares, em Educação a Distância (EaD) e ofertados por meio de programas especiais. A Instituição dispõe de 2.198 professores concursados e 37.268 estudantes matriculados.

À frente da SEAVI, o professor Ivan Novaes ressaltou que a ferramenta e os métodos utilizados pelo Censo Docente, iniciativa desenvolvida para coleta e verificação de dados sobre o segmento na UNEB, foi elogiada por professores de diversos departamentos da Universidade.

Próximos passos – Após o envio das informações para o sistema online do Censo Universitário, a UNEB espera pela verificação da consistência dos dados apresentados, a ser realizada pelo Inep até o dia 2 de junho.

Além da conclusão parcial do trabalho, a SEAVI produziu também um relatório com a avaliação do trabalho e propostas, que já foram apresentados para a Equipe Central de Gestão Universitária.

O documento registra propostas para novas iniciativas que devem ser desenvolvidas pela Instituição a partir das informações levantadas durante o Censo, a exemplo da consolidação da Equipe Permanente de Acompanhamento e Avaliação Acadêmica.

Outras possíveis desdobramentos, como a atualização e a complementação das informações cadastrais de técnicos administrativos e estudantes da UNEB e o estabelecimento de procedimentos e rotinas comuns para o cadastro dos docentes não vinculados diretamente à Universidade, também foram apresentados pelo relatório e esperam aprovação e encaminhamentos da Equipe Central de Gestão Universitária.

“O nosso trabalho é muito maior do que a conclusão das etapas do Censo Universitário. Apostamos na inovação e conseguimos obter êxito em nossas escolhas, parabenizo a todos os envolvidos nesta iniciativa”, destacou o professor Ivan Novaes.

Censo Inep/UNEB 2013 – O censo é obrigatório para instituições de ensino superior (IES), públicas e privadas, que devem fornecer dados sobre seus cursos, docentes e estudantes, infraestrutura, entre outros.

A participação da UNEB no Censo é pré-requisito fundamental para incluí-la no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e nos programas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Censo 2013 foi aberto pelo Inep no dia 3 de fevereiro, e a UNEB criou uma Equipe de Acompanhamento para planejar, sistematizar e prestar as informações institucionais necessárias ao Censo Universitário.

A equipe é composta por representantes da PGDP (Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), da PROGRAD (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), da UDO (Unidade de Desenvolvimento Organizacional), da SGC (Secretaria Geral de Cursos), da UNEAD (Unidade de Educação a Distância) e da CPA (Comissão Própria de Avaliação).

mai 21

dh_eleicao1

Serão realizadas hoje, 21 de maio, as eleições para Diretor de Departamento da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), das 8h às 21h, em todas as unidades da Instituição.

O Reitor, professor José Bites de Carvalho, ressaltou nesta manhã (21), que as eleições para Diretor de Departamento é um momento importante para fortalecer a democracia na UNEB, e que esse é um processo de grande responsabilidade para toda comunidade acadêmica. “Desejo que as eleições ocorram de forma tranquila e transparente”, destacou.

Entre os docentes e técnicos administrativos, estão aptos a votar aqueles que integram o quadro permanente e os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O voto só não será permitido para os que estarão em licença para interesse particular ou à disposição de outro órgão.

Também poderão votar os estudantes de graduação, pós-graduação e programas especiais regularmente matriculados além dos ocupantes de cargos de provimento temporário que ingressaram na Universidade há mais de quatro anos ininterruptos.

mai 19

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai realizar a cerimônia oficial de implantação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) no dia 23 de maio, às 16h, no Teatro UNEB, Campus I da Instituição, em Salvador.

A solenidade vai contar com participação da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, senhora Luiza Bairros, que irá ministrar a palestra “Ações Afirmativas no Brasil”.

A PROAF tem o objetivo ampliar as políticas de ações afirmativas para discentes, professores, técnicos administrativos e comunidade externa da Universidade, constituindo-se como uma representação de caráter abrangente, permanente, transversal e inclusiva da UNEB.

Para a Pró-Reitora de Ações Afirmativas, professora Marluce de Lima Macêdo, a solenidade simboliza que esta Gestão Universitária tem como uma de suas prioridades a implementação de políticas institucionais voltadas para a correção e reparação de desigualdades sociais historicamente instituídas, ampliando o caráter democrático da Universidade ao abrigar as diversidades étnicas, raciais, culturais, de gênero, de deficiência física e de inserção territorial-geográfica.

A criação e implantação da PROAF é uma das ações estruturantes do Plano de Ações Prioritárias (PAP) da UNEB em 2014.

mai 16

O colegiado do curso de Direito do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia (DCHT) do Campus XX da UNEB, em Brumado, vai promover entre os dias 28 e 30 de maio a 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano.

A programação do evento vai contar com exposições, apresentações de painéis e palestras, como a da primeira magistrada negra do Brasil, Luislinda Valois.

Segundo os organizadores da jornada, o tema “As interfaces do Direito na pós-modernidade” foi escolhido para retratar as relações do Direito com outras ciências e suas consequências na construção de respostas jurídicas às novas configurações sociais.

O evento tem como objetivo iniciar, na região, discussões sobre temas jurídicos na contemporaneidade.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail jornadajursertao@gmail.com, mediante preenchimento da ficha de inscrição. A organização da jornada solicita a doação
de três quilos de alimento no ato da inscrição ou no dia do evento, para os inscritos via e-mail.

*Com informações do Colegiado de Direito do DCHT/Campus XX da UNEB, em Brumado;
Imagem (home): Divulgação

mai 16

A Universidade do Estado da Bahia, por intermédio do seu Magnífico Reitor José Bites de Carvalho, comunica o falecimento do Sr. Fernando Brandão de Souza, um dos pioneiros desta instituição, e se solidariza com os seus familiares. O ato de cremação ocorrerá nesta sexta-feira (16), às 11h, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Salvador, 15 de maio de 2014
Universidade do Estado da Bahia