FEIRA DE MINIEMPRESAS AINDA SOBRE BLOGS INTERATIVOS…
ago 13

arquivo google

Imagem: Arquivo Google

A sugestão de pauta da vez é da professora Lúcia Leiro. A professora, que desenvolve estudos e trabalhos sobre o ambiente virtual e mantém um blog (http://lucialeiro.wordpress.com/) mandou sua sugestão e, o que é muito bom, disse o que pensa sobre o assunto. Então, para os blogueiros de plantão: será que blog e educação podem se relacionar? O blog seria uma nova possibilidade educativa? Lúcia Leiro vai dizer à gente o que ela pensa sobre isso.

Começando a discussão a professora Lúcia Leiro destaca que antes mesmo de discorrer sobre os blogues na perspectiva educativa é importante falar sobre a palavra “educativo“: “Talvez o termo mais adequado fosse blogues escolares e blogues acadêmicos, respectivamente para os blogues construídos por professores e alunos das escolas dos níveis fundamental e médio e universidades, já que a educação não se restringe a esfera formal, institucional”. Ela defende ainda que basta que professores e estudantes vejam a tecnologia como espaço para produção e divulgação de conhecimento e interação entre sujeitos para que os blogues possam ser adotados com propósito “escolar ou acadêmico”.
O uso de blogues na educação também envolvem e contribuem para a interatividade nos processos de construção e troca de conhecimentos: “A produção do blogue já envolve a interatividade desde o momento de sua concepção. Em geral, dão ótimos resultados quando feitos por pequenos grupos. Estes discutem o tema, organizam a pesquisa e produzem conhecimento de forma coletiva. Do ponto de vista da avaliação, os blogues favorecem o redimensionamento do que se entende por avaliar, já que a preocupação do aluno é muito mais em divulgar um blogue criativo, propositivo, comunicativo que faça com que os internautas interajam do que a busca pela nota exclusivamente. O blogue contribui para uma maior autonomia da escrita, evitando as cópias”.
Como nada possui apenas vantagens o uso de blogues como uma possibilidade educativa também tem suas dificuldades. Aliás, para Lúcia Leiro uma dificuldade, de ordem cultural. “Alguns alunos têm dificuldades com esse espaço, mas o problema é logo sanado quando fazemos uma aula no laboratório de informática. No mais é somente vantagem. A graduação deve estimular e exercitar a pesquisa e esse resultado precisa ser divulgado, apresentado para a comunidade e o blogue pode ajudar nisso. O conhecimento foi feito para circular pelo mundo e não para ficar no fundo das lixeiras, perdido e amassado”.

Como estamos falando em interação e em educação não podemos deixar os estudantes fora dessa discussão, certo? Então, para dizer o que pensa sobre blogues e educação continuaremos essa conversa amanhã, com Thamires Almeida, estudante do Campus I. Até mais!

One Response to “BLOGS E INTERATIVIDADE”

  1. Digo & Penso Says:

    A utilização das ferramentas digitais como meio de comunicação é algo totalmente válido na comunidade acadêmica, mas o zelo e apreço das informações é algo também extremamente necessário e pude observar durante algum tempo que o site da UNEB tem um sério problema com a velocidade de atualização e gerenciamento das suas informações, um layout pouco dinâmico e bastante poluído, seria de grande importância implementar bastante mudanças na interatividade do site para garantir maior mobilidade aos internautas que buscam informações da comunidade acadêmica da UNEB através do meio digital; fica aqui registrada a nossa crítica!!!

    Ahhh!!! Parabéns pelo Blog, aproveitem e usem como exemplo para o site.

Leave a Reply