PAPO DE MESTRE Cinema em curto-circuito
mai 25

Conforme prometido, disponibilizaremos algumas questões enviadas aos palestrantes da Cerimônia de Lançamento do Blog UNEB.

“Blogs institucionais não costumam interagir verdadeiramente com a blogosfera, o que é fundamental para um blog de sucesso. O blog da UNEB vai ser uma exceção?” (Leo)

A escolha deste tipo de ferramenta pela UNEB demonstra sua intenção em interagir com seus diversos públicos.

Creio que o blog será um termômetro que avalia como pensam, sentem e agem os membros da comunidade universitária e de como a comunidade externa vê a instituição.
Talvez a marca do sucesso deva ser medida pela participação de toda a comunidade acadêmica na utilização do blog como espaço de discussão, troca de conhecimento e de idéias.

A intenção é que essa interação seja “verdadeira”. Afinal, as Relações Públicas precisam dessa pretensa verdade para mediarem, com sucesso, as relações entre os diversos setores da instituição.

Nós estamos abertos a sugestões, principalmente dos mais sabidos e entendidos nessa ferramenta, que para muitos (e muitos, mesmo!) ainda é novidade. Esse é o primeiro passo para a construção desse blog que daí, pode virar uma exceção desta regra que você descreveu.

Abraço,

Josenildes Oliveira

Visitem o blog de Léo - www.leobaiano.com

14 Responses to “Blogs Institucionais”

  1. Prof.a Lúcia Leiro Says:

    Leo,

    Eu acredito que o blogue da UNEB já faz parte da blogosfera, isto é, de uma rede de pessoas conectadas por blogues, na medida em que dispõe, em sua interface (blogueográficas), de uma relação de links de outros blogues, como também há em alguns outros (no blogspot seriam os seguidores). Assim como no blogspot, onde você pode definir quem pode ou não comentar, o blogue da UNEB também “modera” os envios dos blogues. Essa moderação existe em toda ferramenta, inclusive no orkut onde vc encontra os “cadeados” bloqueando as fotos ou quando, para ser adicionado, vc precisa saber antes o e-mail da pessoa. No msn, vc aceita a pessoa se quiser e, se por ventura se arrepender, poderá bloqueá-la e excluí-la. Todas as ferramentas de interatividade possui “senhas de acesso”. Portanto, a idéia de que na blogosfera há uma permissividade e uma interatividade obrigatória com tudo e todos, a meu ver, não se sustenta, apesar das pessoas, por escolha, preferirem não moderar ou, quiçá, não sabem como fazê-lo. Fora isso, até agora, podemos moderar, isto é, filtrar o que chega até nós. Acho até que na internet, pelos menos nos espaços mencionados acima, esse controle é mais fácil do que no nosso cotidiano onde ouvimos músicas que não queremos, andamos por lugares que não queremos, enfim, fazemos muitas coisas que não queremos. Talvez por isso o mundo virtual tenha sido mais interessante. Lá nós podemos moderar, bloquear, excluir, inclusive desligar o computador, já na vida real temos tido cada vez menos esse controle.

    Josenildes, o seu comentário foi muito oportuno e, também, estou pensando sem muitas certezas, apenas deixando o meu pensamento chegar até a blogosfera…

    Um abraço a todos(as)

  2. Giordanio de Souza Says:

    :silly:
    Eu acredito que o blog da UNEB possa vim ser referências para as instituições. Pois, o que Jô está trazendo a UNEB e todos seus departamentos para próximos dos discentes…!

  3. Prof.a Lúcia Leiro Says:

    Eu acho que o blogue embora tenha o foco no estudante, deverá ser bastante usado pelos professores e técnicos. Estou apostando nessa interatividade tripartite.

    Precisamos construir mais espaços na blogosfera voltados para a produção de conhecimento e divulgá-lo nos blogues. E isso ficará mais interativo se for feito pelos três segmentos. Nós temos uma universidade onde os campi são distantes, por isso as ferramentas de comunicação e interação por meio dos posts são importantes…

  4. turma 09 pedagogia FACESA Says:

    Gostamos muito dessa nova ferramenta de comunica;áo criada pela UNEB
    ser[a uma forma de sabermos dos projetos e eventos e esperamos que seja aberto pois acredito que temos que ter uma politica de total transparencia. :smile: :smile:

  5. Juliana Menezes e Esther Dourado Says:

    Acreditamos que a idéia de moderação deve ser sustentada por uma questão de integridade e também para que não haja postagens de comentários indevidos. Mesmo sabendo que todos teem direito de expor suas sujestões e opiniões, deve haver uma triagem para que esta ferramenta se mantenha em um nível ático de acesso.

  6. anapaulacosato/simonesouza/luanacoutinho Says:

    Nós entendemos que o blog é uma ferramenta positiva de interação e comunicação entre a Uneb, alunos e comunidade na medida em que ficamos mais informados, damos opniões sobre determinadas informações enfim, ficamos mais antenados com as novidades do mundo academico. Por isso
    é necessário que o blog seja transparente na sua relação com as pessoas deixando um espaço aberto para críticas e sugestões. .

  7. Mariza Oliveira Santos e Rosane Gonçalves Says:

    Respeito a opinião das pessoas, para qeu haja uma melhor interaçao entre os mesmos.
    Não

  8. Debora Janice Rosineide Says:

    Conversamos muito com relaçäo ao blog da UNEB, e concordamos com o que já foi dito por Josenildes, onde á mesma expressa sua opiniäo quanto ao fato do blog ser ou näo restrito.
    Por ser uma ferramenta utilizada por todos, deve ser moderada com uso de senhas e filtradas para que comentários inoportunos näo venham interferir esse belissimo trabalho.
    Desta forma, agradecemos por tal trabalho.
    Débora, Janice e Rosineide
    FACESA turma 8

  9. Séfora,Patrícia,Bárbara Says:

    Acreditamos que o blog da Uneb realmente já faz parte do blogosfera, porém pode se moderar isto , filtrar o que chega. E publicar informações que contribua para novos conhecimentos. :cool:

  10. Tania Almeida, Rebeca e Mariza Silva Says:

    O blog da UNEB nos permite expor nossas idéias, pensamentos e opniões, e espero que também as críticas. Cremos que esse blog veio para mudar a questão da interação e sim, respondendo o questionamento acima, ser uma exceção.

  11. ROSILENE SAMPAIO/MONICA PIEDADE/MARILENE Says:

    De acordo como o comentário de Lúcia Leiro, pois estaremos interagindo com professores e alunos, mas em relação a critica negatiga, será conservada?

  12. Osimara Barros, Islene Safi e Ester Barbosa. Says:

    Bom noite :whistle: Jose!

    Nós acreditamos que o blog é realmente essa ferramenta que nos traz mais próximos á informação e ao conhecimento. Em virtude disso se faz necessário divulgar algo que traga as pessoas para perto, que seja atrativo e ao mesmo tempo rico. O blog da UNEB pode ser essa ferramenta, se bem utilizada, como acreditamos que será.

    Um grande abraço a todos e principalmente a nossa professora Jucineide Carvalho que nos propociona esses momentos de interatividade.

    Ester Barbosa
    Islene Safi
    Osimara Barros
    Faculdade Evángelica de Salvador

  13. Blog UNEB Says:

    Olá Ana, Simone e Luana, Saudações!

    De certo que é preciso ser transparente e este é nosso maior compromisso.
    Quanto as críticas e sugestões, aproveitem para fazê-las nas seções: SUGESTÕES DE PAUTA E CONTATOS.
    Mandem também os seus textos e idéias, para que sejam colocadas nos posts.

    Grande abraço!

    Equipe Blog

  14. Blog UNEB Says:

    Sim, a crítica será ouvida e avaliada, afinal, a proposta é que todos sejam autores na construção do blog.
    Se há algo ruim que podemos melhorar, certamente o faremos.

    Abraços

Leave a Reply