AGENDA CULTURAL TÁ ROLANDO ENCERRADA A VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DO MASCOTE DO SISB
nov 12

cartaz-c-alteracao

Olá, Galera!!!

Chegamos à segunda etapa do concurso que vai escolher o mascote para o Sistema de Bibliotecas (Sisb) da UNEB. Vinte e cinco alunos da universidade submeteram suas propostas a cinco avaliadores Os três trabalhos mais pontuados foram selecionados para participar de uma votação pública que decidirá o Mascote.

Conheça um pouco dos finalistas:

01- “A borboleta (…) representa, através de suas asas, a incrível capacidade do novo sistema interligar em questão de décimos de segundos todas as redes espalhadas no estado da Bahia, fazendo uma rápida e eficiente varredura, que se assemelha ao vôo de uma borboleta: rápido e panorâmico, capaz de observar a totalidade de um espaço sob uma visão privilegiada. (…) Para completar, o instrumento capaz de possibilitar esse vôo são as asas, em formato de livros, representando o conhecimento, a cultura, a sabedoria; ela sim é a maior responsável pelo progresso. (…) As cores usadas são as mesmas presentes no brasão da instituição.”.

02- “O conceito do mascote tem, como ponto de partida, a função da biblioteca na vida acadêmica. Ela não é só responsável por fornecer conhecimento materializado na forma de livros, mas também por permitir que os alunos desenvolvam e amadureçam suas idéias. Pensando na palavra idéia e no símbolo que a representa, uma lâmpada acesa, rapidamente somos remetidos a imagem de um vaga-lume”. Na elaboração do desenho optou-se “por linhas mais curvas, assim como as do logotipo do SISB” e foram acrescentados “alguns elementos como: o capelo, para frisar o ambiente acadêmico, um livro com o logotipo do projeto, para remeter a biblioteca, e uma lâmpada no lugar do abdômen, para ratificar o conceito do mascote.”

03- “A idéia de um livro como Mascote para a Biblioteca, apesar de simples, é capaz de atender diretamente ao principal requisito: o de comunicação, pois a primeira coisa que (…) vem à mente ao falar do tema é a sua identificação com os livros.” Sobre a imagem foram pontuados: “1) Sua expressão e caráter jovem atende ao público-alvo, para o qual é necessário o incentivo visual e a criação de uma identidade do Mascote com o mesmo, em sua grande maioria universitários recém-ingressos. 2) A postura do Mascote, mesmo que isolado, ou seja, retirado do seu cenário, é capaz de assimilar de modo descontraído e sutil o objetivo de proximidade e convite ao uso da Biblioteca. 3) A mochila aberta com livros à mostra, atende a questão de se locar livros para pesquisa. 4) O Mascote que convida a ler e pesquisar, mesmo sendo “livro”, que é signo de cultura, tem a mesma atitude, ao portar uma mochila cheia de seus companheiros de estante, em um gesto metonímico e exemplar incentiva aos alunos frequentar a Biblioteca, o que passa confiança e a sensação de reafirmação da ideia. 5) O posicionamento do seu corpo parece pender, em movimento, como em um passo de dança, apresentando de forma elegante a Biblioteca. O chapéu funciona como um recurso de identificação e proximidade com os jovens, que passa descontração e aconchego no local. 6) Nas cores, foram usadas azul e vermelha, que visam a proximidade com o brasão e a logomarca da UNEB, assim como o amarelo e o branco escolhidos também com esse fim.

Agora que vocês conhecem um pouco da idéia de seus criadores para a confecção de cada proposta, votem!!! Escolham o melhor mascote que representará as Bibliotecas de nossa universidade. É só clicar!

43 Responses to “ESCOLHA O MASCOTE DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNEB!!!”

  1. Rui Aragão Says:

    Eu voto no livro!!! Clássico mas muito bom!

  2. Rui Correia Says:

    Livro, lógico…

  3. Maria Alberta Leão Says:

    voto no livro!!

  4. Pedro Aragao Says:

    voto no livro

  5. Tim Aragao Says:

    voto no livro

  6. Pitt Aragão Says:

    voto no livro!!!

  7. livia Says:

    voto no vagalume!

  8. Waldri (Mat - Campus X) Says:

    Adorei a ideia da borboleta, bem criativa, atraente e uma perfeita justificativa :ninja:

  9. Gabriela Says:

    Eu voto na borboleta

  10. bruno Says:

    voto no vagalume!
    muito bom primo!

  11. Ana Luiza Romano Says:

    Eu voto no vagalume - o B116 :happy:

  12. Luciana Says:

    Adorei a borboleta, tem meu voto!

  13. DENISE FEITOSA Says:

    VOTO NO VAGALUME, AFINAL O QUE ADIANTA TERMOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO, SE A LUZ DA ALEGRIA E DO INTERESSE PELA MENSAGEM ESTÁ APAGADA! AINDA NÃO TEMOS A CAPACIDADE DE ENCHEGAR EM MEIO A UMA TOTAL ESCURIDÃO….NEM QUE ESSA ESCURIDÃO ESTEJA APENAS EM NOSSAS MENTES. :wink:

  14. gisely Says:

    B 110 -UM LIVRO, EM BUSCA DE MAIS CONHECIMENTO, ICENTIVO A LEITURA E A INTELECTUALIDADE. MUITO CRIATIVO. É AQUELA VELHA FRASE DE SOCRÁTES: SÁBIO É AQUELE QUE RECONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA, OU MELHOR, SÓ SEI QUE NADA SEI.

  15. Paula Vielmo (Barreiras-BA) Says:

    Gostei dos três, porém a borboleta atraiu bem mais visualmente do que os demais. E a explicação é excelente para a realidade de multicampia da UNEB.
    Meu voto é para o B102!!!

  16. Ricardo Meireles Says:

    Votarei no vagalume…. Se ganhar… vou serrar a net na sua casa.

  17. Elias Says:

    Esse sistema de julgamento nao eh apropriado. Percebe-se claramente que o criterio de escolha vai ser quem gasta mais tempo votando, ou seja, burlando a enquete.

  18. Drika Says:

    :biggrin: voto na borboleta… ficou muito bala

  19. Marcelo Says:

    Voto na B102! Ideia interessante!

  20. thiago silva Says:

    foto no vagalume, B116 .

  21. Waldri Says:

    eu acho que esses votos estão subindo muito rapido… é possível isso mesmo?

  22. Blog UNEB Says:

    Elias,

    Tentando sanar a sua dúvida vale ressaltar que cada pessoa só consegue votar uma vez, pois, só é autorizado um voto por IP. Assim, não adianta uma mesma pessoa passar o dia votando, pois, somente um voto será computado por máquina. Ademais, observa-se que a votação aberta tem por finalidade possibilitar que haja ampla participação da comunidade UNEB, tornando o processo de escolha o mais democrático e transparente possível.
    Cordialmente,
    Comissão Organizadora do Concurso

  23. Blog UNEB Says:

    Waldri,

    Também observamos que os votos têm aumentando rapidamente, e em horários específicos. Em função disso, estamos fazendo algumas verificações junto à equipe técnica a fim de manter a idoneidade do processo de escolha e a transparência do concurso.
    Cordialmente,
    Comissão Organizadora do Concurso

  24. marília Says:

    Eu voto no livro!! Criativo e condiz com a mensagem que deve ser passada!

  25. Greg Says:

    Eu voto na borboleta.

  26. Igor Costa Says:

    B110 - Caracteriza o SISB

  27. Felipe Says:

    Meu voto vai para o B102

  28. Ari Cabral Says:

    Voto na B102. É a melhor, sem dúvida alguma.

  29. Kito Says:

    Voto no vagalume !! Desenho perfeito, muito criativo e a justificativa eh perfeita !! B116 !!! B116 !!!

  30. amanda barbosa Says:

    Acho que a equipe do blog da uneb já deveria ter verificado esse sistema de votação muito antes, e nãs às vésperas do resultado. Mas de qualquer forma aguardamos anciosamente uma posição da comissão, mesmo que tardia.

    Eu voto no vagalume, o melhor!

  31. Amanda Barbosa Says:

    Na verdade a comissão organizadora do concurso já deveria ter tomado as providencias cabíveis a muito tempo, e não às vésperas da votação.
    De todo modo, aguardamos anciosamente um posicionamento do blog, mesmo que tardio.
    Fundamentada nessa mesma democracia que a comissão tem tentado empregar no concurso, espero que não apaguem o meu comentário novamente!

    Fico grata.

    Beijinhus =**

  32. Neto Says:

    As três marcas ficaram bacanas. Parabéns aos designers.
    Mas como só uma delas pode ganhar, eu fico com a do vagalumes (B116).
    Abraço

  33. Bianca Says:

    voto na borboleta!

  34. Daniel Says:

    Gozado… De ontem à noite pra hoje de manhã já aumentaram 150 votos para o B102… :blink:

  35. Joaquim Alberto Says:

    Voto na borboleta, o cara que criou essa parada é muito inteligente! Um abraço a todos B102 na cabeça!

  36. Blog UNEB Says:

    Amanda,

    É certo que as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Contudo, é preciso ter responsabilidade e cautela antes de propor afirmativas fundamentadas somente em comentários, caso contrário corre-se o risco de cometer julgamentos precipitados e equivocados. Ademais, observa-se que a iniciativa da votação ser aberta foi um retorno a solicitação de estudantes e, como o convívio em um regime democrático de direito implica em respeito à diversidade, a comissão organizadora do Concurso considerou viável fazer a votação aberta. Por fim, destaca-se que não é uma prática do Blog apagar quaisquer comentários, exceto caso estes contenham conteúdo ofensivo, que fira a dignidade humana ou seja desrespeitoso. Aproveitamos, ainda, para expressar nossa satisfação em ver o interesse que você e outros tantos estudantes têm demonstrado em participar do espaço acadêmico, contribuindo com sugestões, críticas, ideais e considerações.
    Cordialmente,
    Equipe Blog UNEB

  37. Amanda Aouad Says:

    Também gostei mais da borboleta B102, :happy:

  38. Vanessa Says:

    Voto na borboleta pela simplicidade, criatividade e beleza.
    Uma borboleta pode representar a metamorfose pela qual passa a mente de um leitor. Após uma leitura não somos mais os mesmos. A leitura também pode nos preparar para a visa, assim como o casulo prepara a borboleta. Foi esta a “leitura” que fiz :wink:

  39. Vanessa Says:

    Errata: 4ª Linha: Visa= vida
    :silly:

  40. cico Says:

    Pessoal,

    quem quiser ver o processo de criacao da borboletinha, eu coloquei as etapas no meu blog:
    http://www.cico.art.br
    parabens ao pessoal da uneb pela iniciativa e a rapazeada pelos belos trabalhos, e obrigado por quem votou em mim!

    valeu,

    cico

    obs.: o “mim ajude” que eu to usando na campanha p angariar votos eh licença poetica, hein pessoal… tenho recebido muitas “corrigidas” por isso!! :cool:

  41. Amanda Barbosa Says:

    Peço desculpas a comissao se pareci grosseira, nao foi essa a intençao. Contudo, como ja foi colocado, realmente acho que essa votaçao aberta foi uma importante iniciativa, mas talvez fosse necessario, por ex., o numero de matricula de cada aluno antes de votar, o que evitaria possiveis fraudes desde o principio, como eu ja havia comunicado a organizaçao, via e-mail.
    De qualquer forma, como estudante da universidade e priorizando a integridade de cada um de seus eventos/concursos, eu estou otimista quanto as providencias necessarias. ^^

    Boa sorte aos finalistas.

  42. Rafa Liou Says:

    Borboleta, sem dúvida. Leitura é transformação - e nada melhor do que uma borboleta p/ representá-la! :wink:

  43. Vania Leredos Says:

    Adorei a borboleta!
    mto bom efeito visual, e boa proposta!
    Votado!

Leave a Reply