AGENDA CULTURAL TÁ ROLANDO 25 DE NOVEMBRO É DIA DE SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO
nov 20

ci_violenciamulher11-11-200919-45

De 20 de novembro a 12 de dezembro acontece a décima nona edição da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em 159 países.O foco da campanha em 2009 é a violência doméstica e familiar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 01 em cada 04 mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres que morre por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores. Mas a violência contra a mulher assume diversas formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras. Assim, é preciso estar atent@, e é preciso também que a sociedade esteja mobilizada para lutar contra esse tipo de prática.

Durante os 16 dias de Campanha a UNEB desenvolverá atividades como debates sobre lesbofobia e racismo; a mulher na literatura; e a participação da mulher na gestão de espaços públicos.Além disso, até o dia 10 de dezembro estão abertas as inscrições para um concurso de poesia e contos, a partir do qual será criada uma coletânea dos gêneros sobre a temática feminina, que será publicada pela Editora UNEB (Eduneb), em parceria com o Sistema de Bibliotecas e o Nugsex Diadorim. @s interessad@s em participar do concurso devem encaminhar os textos e a ficha de inscrição  (disponível em http://www.uneb.br/exibe_noticia.jsp?pubid=4351)para campanha16dias@uneb.br, lembrando que os textos devem contemplar temas como sexualidade, equidade de gênero, trabalho, cidadania, violência, raça e etnia.Outra atividade da campanha será o mapeamento de escritoras da UNEB, a fim de publicizar as suas produções.

Para entender melhor o tema e sua relevância fica a indicação de acesso ao site http://www.violenciamulher.org.br/. E para mais informações sobre a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres na UNEB é só ligar para (71) 3117-2497.

Leave a Reply