ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - POR ALINE OLIVEIRA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PELA ADUNEB
dez 05

fernando

Como combinamos ontem vamos continuar nossa discussão sobre assistência estudantil. E para expressar sua opinião sobre o assunto hoje quem escreve é Fernando Barros. Estudante do Campus I ele apresenta suas ideias sobre o tema discutido.

Assistência Estudantil por Fernando Barros, estudante do Campus I

“Assistência estudantil é um assunto que merece estar na ordem do dia. Recentemente, foram divulgadas na imprensa estatísticas que dão conta do cada vez mais crescente acesso de jovens oriundos das classes D e E ao ensino superior no país. A situação que provavelmente tenha sido comemorada pelos que acreditam na educação nos coloca diante de algumas questões. Para além de garantir, o acesso desses jovens, é preciso planejar maneiras e prover os meios de garantir a sua permanência nas universidades. Infelizmente, ainda vivemos numa realidade em que os indicadores sociais não são satisfatórios. Devido à insuficiente renda familiar, para muitos jovens, frequentar uma universidade é quase um luxo. Os custos com transporte e alimentação são altos, há a necessidade de livros e outros materiais e existe também dificuldade no acesso a muitos bens culturais, o que acaba demandando esforços no sentido de garantir plenas condições para que estes estudantes concluam a graduação, com qualidade. Excelência acadêmica é também ter atenção com os possíveis desníveis. Pensar essa problemática é um desafio a ser topado por todos: universidades, estudantes, governo e sociedade civil. No caso da Uneb, não sei sobre como andam os programas de assistência estudantil. Sei vagamente que existe; já ouvi também algumas queixas quanto a uma política mais ativa por parte da universidade, mas sinceramente não posso opinar.”

Bom, já deu para perceber que o tema proposto gera muitas falas e incita outras tantas questões que permeiam o assunto. Por isso nossa discussão não finda hoje. Na seguda tem mais um posto sobre o assunto. Enquanto isso, continua mandando suas ideias e comentários.

Leave a Reply