AGENDA CULTURAL TÁ ROLANDO AGENDA CULTURAL TÁ ROLANDO
nov 23

coleta_seletiva2

Nas grandes cidades, o volume de lixo produzido todos os dias é um problema que está se tornando cada vez maior. As conseqüências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são inúmeras: a proliferação de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, prejudicando o ambiente e a nossa própria vida.

Diante desse cenário, a coleta seletiva mostra-se como uma alternativa para a redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões. Através da coleta, pode-se separar os materiais sólidos que podem ser reciclados.

Você também pode fazer a sua parte, separando o lixo de sua casa e mobilizando quem tiver ao seu redor. O primeiro passo é verificar se a Prefeitura de sua cidade já possui este serviço.

Em Salvador, a prefeitura já disponibiliza caminhões que recolhem o lixo reciclável em dias específicos. Consulte a Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador), e saiba os dias nos quais esses caminhões passam no seu bairro. Há também vários PEV´s (Posto de Entrega Voluntária) ou LEV´s (Locais de Entrega Voluntária) na cidade, presentes em supermercados, escolas, parques, praças, etc. Nesses postos, o lixo deve ser depositado nos recipientes específicos.

Conscientizar os vizinhos do seu condomínio ou colegas de trabalho é o segundo passo. Se você morar em casa é mais simples, pois dependerá apenas de você e sua família.

Por fim, separe o lixo, colocando-os, de preferência, em sacos de lixo transparentes para facilitar a separação de seu conteúdo e a recolhimento feito pelo caminhão especial de coleta seletiva. É preciso separar o lixo comum – restos de comida, papéis de banheiro, fraldas descartáveis, absorventes íntimos, guardanapos de papel sujos, isopor e poeira de varredura –, do lixo reciclável – plásticos, vidros, metais jornais, embalagens longa vida, papelão, alumínio, ferro. Importante separar também o óleo vegetal usado, colocando-o em uma garrafa pet.

Para saber os locais dos Postos de Entrega Voluntária e o horário da coleta seletiva em Salvador, entre em contato com a Limpurb. O telefone é (71) 3186-5000.
Participe!

One Response to “COLETIVA SELETIVA: COMO AJUDAR?”

  1. Junior Says:

    Eu vou ajudar a minha rua

Leave a Reply