Revista eletrônica do Campus III recebe trabalhos para nova edição Programa Jovem Parceiro abre inscrições para estágio
mar 27

O Conselho Universitário (CONSU) da UNEB, instância máxima deliberativa da universidade, realizou, na manhã de hoje (26), sua primeira reunião ordinária de 2014.

Durante a sessão, promovida no Hotel Vilamar, em Amaralina, Salvador, a conselheira decana Marlene Santos Costa, técnica administrativa da UNEB, deu posse ao Reitor, professor José Bites de Carvalho, como presidente do CONSU, que, em seguida, empossou a Vice-Reitora, professora Carla Liane, como vice-presidente, e mais 17 novos conselheiros. (Ver lista).

Após a aprovação da Proaf, a professora Marluce Macedo ressaltou que a nova pró-reitoria vai atuar através de uma política transversal para atender diversos grupos sociais, tais como mulheres, indígenas, afrodescendentes, portadores de deficiências e grupos LGBT. “A Proaf vai trabalhar também na ampliação da política de cotas e no acompanhamento dos alunos ingresso via esse sistema”, ressaltou.Dentre os processos aprovados, estão a criação e implantação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), e das Secretarias Especiais de Avaliação Institucional (Seavi), Articulação Interinstitucional (Seai), Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), e Relações Institucionais (Serint).

Mais especializações para o interior

Durante a sessão foram aprovados também os processos relacionados à criação de cinco pós-graduações lato sensu em diversas áreas do conhecimento.

Os novos cursos serão ofertados no interior do estado, a exemplo das especializações em Desenvolvimento de Líderes, Educação Infantil e Enfermagem em Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, nos campi IX (Barreiras), X (Teixeira de Freitas) e VII (Senhor do Bonfim), respectivamente.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), professor Atson Fernandes, a oferta de cursos de especialização, mestrado e doutorado é decisiva para o desenvolvimento dos campi do interior. “Cabe à gestão e a toda a comunidade acadêmica pensar conjuntamente a política de pós-graduação da universidade para fortalecer esse processo de expansão de forma planejada e responsável”, frisou.

Graduação para servidores

O processo que prevê o acesso de servidores aos cursos de graduação da UNEB também foi aprovado por unanimidade pelos membros do CONSU. Conforme o Pró-Reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), professor Marcelo Ávila, a UNEB possui atualmente 300 servidores sem graduação.

A proposta é direcionar as vagas residuais para esses servidores com o objetivo de capacitá-los. “Agora que o conselho aprovou, a previsão é que as vagas sejam disponibilizadas já no segundo semestre deste ano”, afirmou o Pró-Reitor, ressaltando que essa iniciativa contribui para a eficiência e qualidade dos serviços prestados pela UNEB à toda comunidade acadêmica.

CONSEPE – Nesta quinta-feira (27), às 8h, acontece a primeira reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). O encontro também será realizado no Hotel Vilamar, em Amaralina, Salvador.

Entre os processos que serão apreciados pelo CONSEPE estão a regulamentação da seleção de professor visitante e a criação do regulamento geral de mobilidade discente no âmbito da UNEB.

Pauta completa AQUI.

O CONSEPE é composto pelo Reitor e Vice-reitora, Pró-reitores incumbidos das atividades relacionadas com a área acadêmica, Diretores de Departamento, Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação, sequencial, mestrado e doutorado, além de representantes discentes.

Leave a Reply