VI SIPE e intercâmbio sobre “Escritas e Autorias” acontecem no campus XIV Participe, avalie, opine!
set 05

Renilson Silva

simposio-de-literatura-baiana-3

O Departamento de Educação, da UNEB, em Conceição do Coité, realiza a terceira edição do Simpósio de Literatura Baiana, no período de 30 de setembro a 2 de outubro, no Centro Cultural do município. Este ano o evento, organizado pelo programa de pós-graduação em Literatura Baiana, traz o tema“Narrativas da oralidade na interface com as narrativas da cultura letrada”.

Segundo a coordenação do projeto “o Simpósio vem se consolidando como atividade que congrega a comunidade acadêmica e da área de atuação do Departamento em torno dos estudos da rica e diversificada literatura produzida em nosso estado”.

Os organizadores afirmam que nas duas primeiras edições, realizadas em 2012 e 2013, foram obtidos êxito expressivo, com a participação maciça de estudantes, escritores e pesquisadores, oriundos da UNEB, e de outras instituições de ensino superior.

Já nessa terceira edição, também será realizada, concomitantemente ao simpósio, a I Semana de Letras. Tal iniciativa visa intensificar as atividades culturais e de pesquisa, integrando os outros cursos do DEDC, algo que já vem sendo solicitado pela comunidade acadêmica.

Inscrição

As inscrições para participar do evento podem ser realizadas presencialmente no Campus XIV, ou através do preenchimento da ficha de inscrição que deve ser devidamente assinada, escaneada e enviada para o e-mail: libiamelo@hotmail.com.

Programação

Dividida em 5 eixos temáticos nos quais serão discutidos, ao longo dos três dias, “a literatura do norte ao sul da Bahia; literatura e cinema baiano; oralidades e oralituras; o cordel e seus entrelaçamentos com a Literatura Baiana e a Literatura Baiana e outras artes”, a programação ainda reserva apresentações musicais e culturais, 4 conferências, 4 palestras, 8 mesas redondas, 3 minicursos, além de oficinas, conversa com escritores com o tema Literatura popular na interface com a cultura letrada e sessão de lançamento de obras literárias: O Arlequim da Pauliceia – imagens de São Paulo na poesia de Mário de AndradeO desterro dos mortos – Aleilton Fonseca; Chuva Secreta – Állex Leilla; Memórias miraculosas de Nestor Quatorzevoltas – Antônio Brasileiro; Matrizes Impressas  do Oral: conto russo no Sertão – Jerusa Pires Ferreira; O Dicionário Amoroso de Salvador – João Filho; Todas as cartas de amor – Lilian Almeida; A arte de brincar com a poesia – Luiz Valverde; 110 PoemasRoberval Pereyr.

Na segunda edição, o evento contou com a participação do escritor Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Torres é o primeiro romancista eleito pela instituição em dez anos para assumir uma cadeira na ABL. Além dele, outros grandes literários participaram do evento, a exemplo dos poetas da Revista Hera.

Informações sobre a organização do eventoserviçosnormascomissão científicacontato podem ser acessadas através da página III Simpósio de Literatura Baiana e I Semana de Letras.

Maiores informações: (75) 3262-7503.

Leave a Reply